O GRANDE CÓDIGO DA CULTURA OCIDENTAL

 

O GRANDE CÓDIGO DA CULTURA OCIDENTAL

Só sobre o episódio de Lázaro, e entre outros, desenharam e pintaram essa narrativa bíblica: Giotto (em 1300, agora exposta em Pádua); Juan Flandes, no século XVI (agora, quadro exposto no Museu do Prado); Sebastiano del Piombo, em 1500,com Miguel Ângelo (agora, exposto no Museu Britânico); Rembrandt, Van Gogh, Henry Tanner (em 1896, exposto no Museu d'Orsay, em Paris)...
Na literatura, "Lázaro" ,conto de Leonid Andreyev, o poema "Lazarus", de Edwin Arlington Robinson, a peça de teatro "Lazarus and His Beloved", de Kahlil Gibran, a peça "Calvary", de William Butler Yeats, de 1921. A peça de Eugene O'Neill, de 1925, "Lazarus Laughed". Lázaro aparece no poema "The Love Song of J.Alfred Prufrock", de T.S. Eliot (1915); Sylvia Plath titulou o poema "Lady Lazarus" para falar de morte e ressurreição; o romance "Lazarus is Dead", de Richard Beard, bem como o romance "O Evangelho segundo Lázaro", de Richard Zimmler. Lázaro é figura central do romance "O testamento de Maria", de Colm Toibin.
Há um grupo católico relativamente novo, com sede em França, que procura juntar jovens em comunidade com antigos sem-abrigo chamado "Lazare".
Na música, em 2010 o grupo de folk-rock "Mumford and Sons" fez sucesso com "Roll Away Your Stone", sem precisar de explicar a origem do título. Uma das últimas canções lançadas por David Bowie, em 2016, chama-se "Lazarus".
No cinema, Martin Scorsese, em "A última tentação de Cristo" (1988) revisita a narrativa de Betânia (hoje, aquela localidade chama-se "O lugar de Lázaro"). O filme é baseado no romance de Nikos Kazantzakis. De forma indireta, o filme de 2018 "Lazzaro Felice" remete, também, para o Lázaro bíblico. A narrativa sobre Lázaro surge apenas no Evangelho Segundo São João.

[a partir da recolha de James Martin, sj, em "Vem para fora", Paulinas, 2024]
Todas as reaçõ

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A NORMALIZAÇÃO DA DIREITA RADICAL

HUMANO, AMIGO HUMANO (IRENE VALLEJO)

QUE "POLÍTICA DECENTE"? (MICHAEL WALZER)